Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

junho 01, 2012

Composteira doméstica: todo mundo pode ter uma!

Há tempos eu planejava compostar o meu lixo orgânico em casa... Mas, antes eu teria que transpor algumas barreiras, como deixar a preguiça de lado e convencer o maridón que a composteira não atrairia insetos ou daria mau cheiro. 

No início desse ano, decidi sair da minha zona de conforto e colocar esse projetinho em prática... E o resultado está sendo bem melhor do que eu esperava! Rapidamente incorporei esse novo e prático hábito na minha rotina e ainda provei para o marido que dá pra ter uma composteira em apartamento sem os problemas que ele tanto temia! Eu até já comentei um pouco sobre ela lá no blog Bicha Fêmea. 


Foi simples assim: comprei uma caixa plástica baratinha (daquelas organizadoras) e fiz vários furos no fundo e na tampa com um prego quente. Também daria para fazer com a furadeira, mas como ainda não tenho intimidade com o equipamento, improvisei com o prego quente!

Com esses furinhos, o ar entrará mais facilmente dentro da caixa (o que irá auxiliar no processo de compostagem) e também irá permitir a saída do chorume (líquido produzido a partir do processo de decomposição). 



Estando a caixa preparada, é só adicionar partes iguais de matéria seca (folhas e galhos secos, papel picado, serragem) e matéria úmida (restos de alimentos).


Como moro em apartamento, coloquei minha composteira na área de serviço. Mas, você poderá colocar em qualquer lugar que tenha sombra. 



Resultado: em aproximadamente três meses você terá um adubo natural de alta qualidade para alimentar suas plantinhas e ainda enviará menos resíduos para os aterros sanitários.


Ah, só lembrando: 

** Mexa o composto a cada três dias
** Deixe a composteira sempre tampada, para evitar atrair animais indesejáveis 
** Evite adicionar restos de alimentos cozidos, de origem animal (carnes, ossos, queijos) 
     ou grande quantidade de cítricos (limão, abacaxi, laranja).
** Você poderá usar o chorume como adubo líquido (biofertilizante) para as suas plantas. 



16 comentários:

  1. Muito legal! :)
    Deve ser mais legal ainda morar em casa e poder fazer a composteira no quintal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano! Seja bem-vindo!
      Verdade, em casa é mais fácil, pois podemos até fazer uma pilha de compostagem embaixo de uma árvore... Mas, assim como eu, muitos moram e "apertamentos", assim eu quis compartilhar como é possível compostar nossos resíduos em pequenos espaços.
      Abraços!

      Excluir
  2. Super show essa dica, Carina! eu tb sou louca p ter uma composteira em casa e acho elas muito caras, mas essa dá mesmo p fazer. Depois quero tirar umas dúvidas c vc. Vim aki por causa do seu comentário lá no Ciclicca sobre a reunião dos blogueiros na Cúpula dos Povos... quero ir! vc pode me dar mais informações?
    Bj,
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Realmente, algumas composteiras são bem caras. Mas, com um pouquinho de criatividade dá para termos em casa tranquilamente.
    Vou te enviar um e-mail falando sobre a Cúpula dos Povos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um MINHOCASA no meu apê no RJ e 3 compostagens caseiras no meu sítio...ih!!!!precisamos trocar idéias !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! O meu próximo passo é transformar a minha composteira em minhocasa! :) Vamos trocando ideias, sim! Vou adorar ouvir suas experiências! Bjs

      Excluir
  5. Adorei seu post sobre a composteira!
    Está na minha lista de coisas para fazer quando voltar para Campinas!
    Estou adorando seu blog amiga!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia o minhocasa, mas achava muito caro, gostei da ideia, mas gostaria que me explicasse como vc recolhe o chorume, que sai pelo fundo da caixa.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Suzete!
      Mandarei um e-mail pra vc explicando direitinho!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Carina, também gostaria desse e-mail sobre a coleta do chorume! Estou tentando fazer uma composteira aqui no meu ap (que é muito pequeno) e adorei a idéia!

      Bjs

      Excluir
    3. Carina, também gostaria desse e-mail sobre a coleta do chorume! Meu ap é muito pequenininho e adorei a idéia!


      bjs

      Excluir
  7. Oi Cá! Minha composteira eu fiz com latão de lixo de 40L de plastico, já estou no meio da segunda coleta, fiz diversos furos com a furadeira, pois tem que entrar ar para que ocorra a composição adequada. Uma recomendação para evitar animais indesejáveis é deixar sempre uma ultima camada de folhas e galhadas.
    Muito show seu Blog!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi! Que legal que também está compostando o seu lixo! Eu queria ter uma composteira maior, mas em apto não dá, né?! :)Bjs

      Excluir
  8. Carina,

    Que máximo amei a composteira e o blog também! Parabéns e um grande beijo!

    Lu

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carina, bom dia!
    Muito legal o seu blog.

    Deixo minha composteira num cantinho do quintal, sempre bem tampada. Se der aquela chuva de vento, pega um pouquinho. Fiz uns furinhos na lateral, logo baixo da tampa.

    Como vc se previne dos bichinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio! Os "bichinhos" são importantes para acelerar o processo de decomposição, mas alguns podem ser indesejados para nós humanos (como os ratos e baratas). Por isso, sempre deixo minha composteira tampada. Podem aparecer algumas mosquinhas (Drosophila) no composto, elas não causam problema! Para diminuir a quantidade, você poderá lavar a tampa da composteira esporadicamente, assim eliminaremos os ovos. Abraços.

      Excluir